radicalmentelivre

domingo, 22 de novembro de 2009

Merecida homenagem a Gonçalves da Silva

Se este Camarada e Amigo, não tivesse morrido, teria feito 73 anos na passada sexta-feira, dia 20.
Ontem, dia 21, foi-lhe feita uma homenagem.
O evento aconteceu num restaurante em Braga. Intervieram alguns amigos e a filha.
Finalizado com uma projecção, retratando em vídeo algumas passagens desse Homem lutador que nunca procurou notoriedade mediática.
Transcrevo na integra o voto de pesar que o Bloco de Esquerda apresentou na sessão da assembleia municipal de Braga em 20 do corrente mês.
Importa referir que este voto foi aprovado por unanimidade.

“O Gonçalves da Silva estaria agora aqui, nesta assembleia, em representação do Bloco de Esquerda, como esteve nos últimos quatro anos, não tivesse sido surpreendido pela morte no passado dia 28 de Junho.
Hoje, precisamente hoje, completaria 73 anos de uma vida cheia de causas e de lutas, todas do lado da liberdade dos povos de romper com as grilhetas da ignorância, da humilhação, da exploração, da injustiça.
Para alguns, o Gonçalves da Silva, como outros como ele, terá passado ligeiro: porque ele nunca procurou protagonismos nem popularidades, porque ele nunca se instalou em maiorias fáceis e remuneradoras. Mas s que tiveram o privilégio de o conhecer e de com ele cooperar sabem da densidade da sua personalidade e da sua história, da grandeza da coerência e da dedicação com que se bateu por uma vida boa para todos, por um mundo melhor.
Na União Democrática e Popular, no Sindicato dos Correios e Telecomunicações, no Bloco de Esquerda – de que foi fundador e dirigente -, o Gonçalves da Silva legou-nos o exemplo de alguém que desprezou o cálculo mesquinho dos que ganham nas conjunturas, de alguém que, pelo contrário, acreditou serenamente que o futuro se ganha numa prova de tudo, e que “essa coisa é que é linda”.
Exemplo maior de rectidão e honradez, de persistência e coerência, de abnegação e solidariedade, o José Gonçalves da Silva merece bem o nosso louvor e, hoje, aqui, o voto de pesar por já não se encontrar entre nós.
Braga, 20 de Novembro de 2009.
Os deputados municipais do Bloco de Esquerda.”
___________________________________________________
Para aceder ao vídeo clique no link

http://videos.sapo.pt/GM818SI2lN7fF7ZfFtcV

publicado pelo BE-Braga - http://braga.bloco.org/

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial