radicalmentelivre

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Comemorações Populares 25Abril Viana do Castelo

Programa das Comemorações Populares do 25 de Abril em Viana do Castelo
Quinta-feira,dia 24: 21.30 horas, na Praça da Liberdade: Banda de Gaitas S.Tiago de Cardielos, Grupo de Sopro e Cordas de Outeiro, Grupo " Meka Music " da Escola Secundária de Monserrate," Memórias de um dia - textos para relembrar " pelo Centro Dramático de Vian; Recados de Abril por José Carlos Barbosa.
Sexta-feira,dia 25: 09.00 horas - Alvorada lançamento de salva de morteiros. 10.00 h - Viana Bombos da Casa dos Rapazes percorrerá as diversas artérias da cidade, 10.30 h Biblioteca Municipal de Vª Castelo: Homenagem à Associação 25deAbril na passagem do seu 25º aniversário [momento musical pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo], 12.30 h Refeitório dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo: Almoço comemorativo dos 34 anos da Revolução de Abril ( com música de intervenção e animação musical ) 16.00 h - Praça da Liberdade: Distribuição de cravos e autocolantes. Actuação dos Grupos Folcóricos de Castelo do Neiva, Viana do Castelo e Vila Nova de Anha,Grupo da Escola de Monserrate( " Na boa bai ela "), Trio de Guitarra Portuguesa com Francisco Vieira, Henrique Fernandes e Júlio Viana - Homenagem a Zeca por Dario Rocha.
Sábado,dia 26: 10 horas, Praça da Liberdade: Manhã de Abril - Prova de Atletismo 10 às 12 horas: Caminhada da Liberdade: Percorrer a cidade e recordar locais e personalidades que lutaram contra a ditadura.

Etiquetas:

domingo, 20 de abril de 2008

Capitães de Abril - Homenagem a Salgueiro Maia


A minha homenagem a Salgueiro Maia e a todos aqueles que com o 25 de Novembro não se deixaram intimidar, prosseguindo e defendendo o verdadeiro espírito de Abril.Hoje seria necessário outra revolução para expulsar os oportunistas - Delfins de Salazar/Caetano.

Etiquetas:

25 de Abril de 1974

Etiquetas:

25 de Abril

Etiquetas:

sábado, 19 de abril de 2008

Revisão da lei autárquica chumbada pela oposição

Não se consumou o crime de caciquismo local

O diploma conjunto do PS e do PSD de revisão da lei eleitoral autárquica foi chumbado no Parlamento com os votos contra de toda a oposição, incluindo o PSD. Uma das alterações mais substanciais assegurava à força política mais votada em cada autarquia a maioria absoluta dos membros do executivo, mesmo que tivesse obtido apenas uma maioria relativa dos votos. Luís Fazenda, líder parlamentar do Bloco, afirmou ao Esquerda.net que com este chumbo "não se consumou o crime de caciquismo local".
Apenas o PS votou a favor do projecto de lei eleitoral autárquica que apresentou e aprovou na generalidade com o PSD em Janeiro, na altura com os votos contra da restante oposição. Na votação desta quarta-feira, o PS foi o único a votar a favor, registando-se ainda a abstenção de Manuel Alegre. As leis eleitorais só podem ser revistas com o voto de dois terços dos deputados, o que com a actual composição do parlamento implica um acordo entre o PS e o PSD ou entre o PS e todos os outros partidos, o que não se verificou.
O projecto de lei do PS e do PSD tinha entrada em vigor prevista para as autárquicas de 2009 e assegurava à força política mais votada em cada autarquia a maioria absoluta dos membros do executivo, independentemente do resultado eleitoral. Depois de ter acordado a nova lei com o PS, o PSD veio exigir a reposição do voto dos presidentes de juntas de freguesia na votação dos planos e orçamentos municipais, e a possiblilidade de o candidato mais votado poder escolher para o executivo membros de outras listas. Sem o consentimento do PS nesta matéria, a ruptura tornou-se iminente e consumou-se na votação desta quarta-feira.Para Luís Fazenda, este chumbo constitui "uma vitória da democracia" dado que não se consumou o "crime de caciquismo local" que daria todo o poder aos Presidentes de Câmara e aos dois grandes partidos do centro que mesmo ganhando eleições com maioria relativa teriam sempre garantida a maioria absoluta na composição dos vereadores na Câmara. Fazenda lembrou contudo que se perdeu uma oportunidade, tal como foi proposto pelo Bloco de Esquerda, para "reforçar as competências das Assembleias Muncipais na fiscalização dos executivos camarários".

( retirado de Esquerda.Net)

Etiquetas:

domingo, 13 de abril de 2008

A arte na Rua, 25 Abril, Viana do Castelo

Quem se lembra das pinturas, verdadeira arte, nos muros da "caridade" em Viana do Castelo ?
Para quem não sabe, estas pinturas foram feitas pelo PCP, após o 25 de Abril [1974].
As fotos são de António Paixão Esteves, edição em CD, distribuida pelo Jornal de Notícias em Abril de 2005.
Existiram outras espalhadas pela cidade: BC9, Ribeira... Recordo-me das do PCP, UDP, MES,Mrpp e GDUPS, embora não disponho de registos fotográficos, louvo a qualidade artística do PCP. Assumo (não escondo) que também participei, em meados de 80,em algumas da UDP.

Etiquetas: